sexta-feira, 19 de outubro de 2007

 

Ora direis apontar estrelas

A crendice popular diz que se apontarmos para as estrelas, nasce uma verruga na ponta dos dedos.
Na ponta dos dedos???
Cresci achando que nascia uma verruga na ponta DO NARIZ.

E um dia decidi desafiar as estrelas, tomei coragem e apontei o dedo.
Nada aconteceu.
Como eu era bobo.
Quem disse que o efeito seria imediato?
Poderia nascer uma verruga na ponta do meu nariz dias depois, e não necessariamente naquele momento.
Bom, meu nariz cresceu, mas a verruga não apareceu até hoje.
Mas quem sabe? Muita gente pode ter apontado antes de mim, e quase 30 anos depois, o enverrugador estelar ainda esteja correndo atrás daquela gurizada que apontou o dedo, lá nos anos oitenta...

E agora, um pouco de história:

"Apontar para uma estrela, segundo o conceito popular, poderia causar o surgimento de uma verruga na extremidade do dedo infrator. Qual a origem dessa crendice? É fácil de entender. O calendário judaico é regido pela lua e o despontar da primeira estrela marca o início de um novo dia, especialmente se esse dia for o Shabat (3). Antes da expulsão da Espanha de 1492 e da conversão forçada de Portugal de 1497 era comum que as crianças judias, ao entardecer das sextas-feiras, ficassem procurando no firmamento o brilho da primeira estrela, indicativa da chegada de um dia muito especial. Era a Estrela D'Alva, também conhecida como Vésper, mas que, na realidade, não é exatamente uma estrela, mas sim o Planeta Vênus, que por brilhar com mais intensidade se destaca dos outros corpos celestes. Quem apontasse primeiro provavelmente ganharia a admiração dos mais velhos e, quem sabe até, algum presente. De uma hora para outra esse gesto simples passou a ser denunciador da condição judaica e a primeira coisa que as precavidas mamães fizeram foi assustar seus filhos com a possibilidade do surgimento de uma baita verruga na ponta do dedo. A Inquisição, felizmente, já acabou há bastante tempo, mas a crendice ainda persiste em muitas regiões desse imenso país. Por isso, não se preocupe quando vir uma criança ou adulto apontando para o céu. Mesmo porque já se sabe que as verrugas são causadas por vírus e os dermatologistas dispõem de eficazes tratamentos para erradicá-las."

Fonte: Costumes brasileiros 'importados' do judaísmo

Update sobre o assunto. Colaboração eficaz do meu amigo GuiBeck:
"Eu tive umas verrugas na mão quando era criança mas desconfio que foi alguma confusão do enverrugador estelar, porque não era dado a apontar estrelas. Acredito que o trabalho dele esteja tão atrasado que ele já está punindo netos e bisnetos pelas apontadas dos avós e bisavós e na verdade é por isso que agora elas podem surgir aparentemente sem razão nenhuma."


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]